Lucas Garcia

Lucas Garcia

Gerente Pousada Quinta da Bela Vista

Igreja de Santo Antônio de Lisboa

Localizada à cerca de 300m da pousada, aproximadamente 5 minutos caminhando, a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756, é uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense. Foi criada por Provisão Episcopal em 26/11/1751, sendo a data de sua construção incerta. Os historiadores indicam o ano de 1750 como o marco inicial da sua construção, e 1756 como término.

Em 1845 a freguesia de Santo Antônio de Lisboa recebeu a visita oficial do Imperador D. Pedro II, acompanhado pela Imperatriz Thereza Christina. Nesta oportunidade as autoridades imperiais estiveram na igreja local, concedendo donativos à mesma, assim como à Freguesia.

Segundo os moldes das primeiras igrejas brasileiras, a de Santo Antônio de Lisboa apresenta uma fachada simples, ao contrário de seu interior, que apresenta elementos artísticos integrados ao arquitetônico, formado por uma belíssima talha característica do período de transição entre o barroco e o rococó. De construção imponente, possui altares barrocos, com peças e imagens sacras de alto valor artístico e histórico.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email